sábado, 7 de abril de 2012

Almoço coletivo e passeio à Exposição "Guerra e Paz" de Portinari



Este vídeo tem parte do áudio que escutamos no início da Exposição no Memorial da América Latina. É o poema "A mão", de Carlos Drummond de Andrade. Foi um dos momentos emocionantes da exposição e quis iniciar este post, compartilhando a experiência com vocês.
Neste sábado (07/04) tivemos um dia muito especial. Depois de uma manhã descontraída com salas de Matemática lotadas; debates sobre padrões de linguagem, fonética, mídia e sociedade na sala de Línguas; pessoal aplicado na sala de Física, Química e Biologia e; grandes história na sala de História e Geografia; tivemos nosso almoço coletivo.

Comida gostosa e farta, disposição de sobra e uma turma muito divertida fizeram do refeitório o lugar para se estar, na tarde deste sábado. Brigadeiro, tortas doces e salgadas, cachorro quente, ovinhos de páscoa e sorteio de chocolate. Depois do almoço, parte da turma foi para o MASP (e parece que foi um passeio fantástico também) e parte seguiu para o Memorial da América Latina para a exposição dos painéis "Guerra e Paz" de Cândido Portinari. Durante o passeio conversamos sobre os painéis e fomos a outras exposições de Portinari. Os espaços estão lindos, com vídeos sobre as obras, música, depoimentos e documentários. No final do passeio, o pessoal combinou uma atividade: Vamos (professores e estudantes) contar um pouco de nossa experiência. Esse contar pode ser uma carta, uma crônica, um relato ou depoimento, um poema ou desenho (quem sabe uma releitura), como Thais Pereira disse estar com vontade de fazer, enfim, terá forma livre. Lembrando que "A grandeza de uma obra de arte está fundamentalmente no seu caráter ambíguo, que deixa ao espectador decidir sobre o seu significado". (Theodoro Adorno)
Foi uma tarde memorável (perdoando o trocadilho), tanto pela exposição quanto pela companhia! Sentimos falta de alguns estudantes e professores que não puderam estar presentes, mas levamos todos na lembrança (Maíra, Marcela, Nicolau, Caique, Fernanda e cia.).  
Bem, vamos conferir as fotos.







Ganhadores dos chocolates sorteados


A caminho do Memorial
 
Primeiras fotos no Memorial


O olhar atento e sensível de nossa fotógrafa


 




"Quando comecei a pintar, senti que devia fazer minha gente (...) Depois desviaram-me e comecei a tatear e a pintar tudo de cor" (PORTINARI, Candido. Portinari, o menino de Brodósqui‎.  Rio de Janeiro: Livroarte Editora, 1979, p. 24)














Nenhum comentário:

Postar um comentário