terça-feira, 1 de março de 2011

Carta de Princípios do CP Salvador Allende



O Cursinho Popular Salvador Allende nasce da iniciativa de um grupo de professores, alunos universitários e alunos secundaristas que tem como objetivo comum defender a educação pública, gratuita e de qualidade em todos os níveis.

Acreditamos que o ensino/aprendizagem deve ser democratizado. Acreditamos, por fim, que a educação é uma das ferramentas de transformação social. Por isso defendemos os seguintes pontos, como princípios norteadores deste projeto:


  1. Curso pré-universitário comprometido com a transformação social e o pensamento crítico, voltado prioritariamente para alunos do ensino público.

  1. Gestão democrática com participação de alunos, professores e construtores do cursinho popular.

  1. Defesa do ensino público em todos os níveis e luta pelo acesso livre e democrático à educação pública, gratuita e de qualidade.

  1. Promover o desenvolvimento cultural, moral e técnico-científico de forma a fomentar o diálogo entre universidade e sociedade.

  1. Inclusão Social.

  1. Trabalhar e promover o acesso ao conhecimento e a cultura, de modo a fomentar a autonomia do estudante.

  1. Defender e promover os direitos humanos e os valores democráticos em todos os níveis.

  1. O Cursinho Popular é independente e autônomo a qualquer partido e organização política.

  1. Fomentar o trabalho coletivo, visando construir uma compreensão de realidade integrada, tanto no que diz respeito ao conhecimento quanto às relações pessoais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário